-
Arquitetos: Sens Architects
- Área: 2000 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Wu Qingshan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Background: Casas antigas à beira rio. A Vila de Longnan possui vastas áreas de cultivo, árvores e rios que serpenteiam de norte a sul, apresentando uma paisagem pastoral natural. O local é adjacente à água e havia antigas casas em estado precário e uma velha árvore sicômoro que as acompanhou desde o início. O projeto busca preservar a história e construir um novo prédio administrativo que ofereça serviços aos moradores, criando também um novo centro comunitário na Vila de Longnan.
Local: Pátio aquático - Pátio - Grande pátio. O projeto tem como objetivo preservar a textura dos assentamentos rurais em um contexto humanístico, organizando o layout do Centro Comunitário e do Museu Histórico e Cultural ao redor de pátios. Após a demolição do armazém, metade do local será reconstruída, enquanto a outra metade será cercada pelos edifícios preservados para formar um pátio interno, proporcionando aos visitantes do centro cultural uma área de lazer pública. Dessa forma, eles podem aprender sobre a história e, ao mesmo tempo, desfrutar do ambiente tradicional dos pátios. A praça original do local será preservada ao máximo, tornando-se um pátio comunitário com funções principais de estacionamento e distribuição.
O padrão sequencial espacial de "pátio aquático, pátio e grande pátio" integra o ambiente ao redor ao conjunto arquitetônico, organizando de forma ordenada as áreas públicas e privadas para atender a diferentes necessidades funcionais, o que confere ao local uma identidade espacial cultural rural.
Projeto: A história da ponte. A ponte na cidade aquática é como um reflexo em miniatura do contexto cultural, aproveitando as condições ambientais únicas para criar experiências espaciais em vários níveis, com diques, rios, degraus, e outros elementos. Ao atravessar o rio pela e adentrar nos edifícios, o projeto assume a forma de uma ponte, com o pátio como seu epicentro, conectando edifícios novos e antigos por meio de diversas áreas funcionais.
O sistema de "ponte" na composição inclui o corredor externo do prédio, os corredores que conectam os conjuntos e os corredores internos, concentrando-se principalmente no fluxo de tráfego principal, que atravessa todo o pátio e os conjuntos de prédios. O projeto utiliza terraços, áreas semiabertas ou vestíbulos para transformar o espaço e a função nos pontos de virada e interseções importantes do caminho. Além disso, esse sistema linear também incorpora alguns espaços de transporte vertical, desde a entrada até o pátio, da sala de exposições até o terraço, todos se tornando pontos espaciais importantes ao longo dessa rota.
Cada plataforma de entrada e saída está ligada ao corredor, criando uma atmosfera sinuosa e elegante. Ao combinar os diferentes níveis de degraus e escadas, o design orienta o fluxo de pessoas de forma organizada, permitindo que elas atravessem os diversos espaços arquitetônicos de maneira ordenada, enquanto ouvem a história da Vila de Longnan a partir da "casa da ponte".